Manuel Filho
LIVROS
Catálogo de Frankfurt 2013
MINHA
BIBLIOTECA
SP
SÉRIE
VAGA-LUME
Catálogo de Bologna
2017
Finalista
Jabuti
2016
Um dos
melhores
livros do ano
pela
Revista 451
Proac-
SP
2016
Prêmio
Jabuti
Proac-
SP
2014
PNLD
2019
PNLD
2020
Acervo Básico
FNLIJ
Catálogo de Bologna
2020
Será que o amor tem lembrança? E, se tiver, do que será que ele se lembra? Cecília descobre que a memória pode estar em lugares inesperados detalhes esquecidos em gavetas, de repente, ganham vida. Neste sensível livro, escrito por Manuel Filho e ilustrado por Suzane Lopes, novas histórias são desenhadas no coração de uma neta e no brilho do olhar de uma avó, que nunca se apaga.
O garoto Tobias Vergalhão mora em uma vila muito diferente. Nesse lugar, a comunidade só se une para o desafio “A busca do livro ideal”, que acontece a cada dez anos, a fim de encontrar livros grossos e pesados para apoiar móveis e impressionar pretendentes. No dia da abertura da imensa e inexplorada biblioteca, Tobias e seu pai partem para cumprir o desafio.
Todos nós convivemos, bem ou mal, com nossos "quases". Quase conseguimos, quase acertamos, quase deu, quase beijei, quase amei, quase vivi, quase fui, quase voltei... Será que todos nós somos um amontoado de “quase”? Há algo inteiro em nossas existências? Manuel Filho nos apresenta o jovem Valentin em uma noite de Natal com a família, em que ele observa velhas mágoas, escolhas, esperanças, arrependimentos, temores do passado e do futuro.
Você já procurou saber se o seu sapato está aí na sua casa, debaixo da cama ou dentro do armário? Se tiver alguma dúvida, melhor prestar atenção. Ele pode ser um sapato mágico perdido. E, sendo assim, alguém estará atrás dele. Uma princesa? Um ogro? Um gato? Foi mais ou menos isso que o Tico, personagem desta história, descobriu. Porém, ele não procurava por um sapato, e sim pelo seu pai, que desapareceu durante uma terrível tempestade.
Já pensou que legal seria ver a nossa tão amada Turma da Mônica numa aventura de deixar os cabelos em pé? Nesta história, Seu Xavecão leva a criançada a um inesperado destino: um cemitério, onde tem início uma série de eventos inexplicáveis. O que um barulho muito estranho, uma pedrinha vermelha e um corvo têm em comum? Será que tudo isso é real? Descubra como a Turminha do Limoeiro vai enfrentar o medo para sair dessa — sem nunca perder o bom humor que tanto gostamos.
Na mata, os seres fantásticos se reúnem para ajudar a Mula sem Cabeça a se lembrar de todas as lendas que ela esqueceu. O Curupira, o Saci, a Iara, o Boitatá, o Uirapuru, o Boto e o Lobisomem participam desta história cheia de encantos e de diversão.
O menino indígena Hiparendi passará por maus bocados, pois a Onça-Pintada quer fazer dele um banquete só. Ao brincar com uma turma muito animada, o leitor conhecerá um pouco das tradições e da sabedoria ancestral do povo Xavante.
Jogar bola, andar de skate, brincar de boneca, pular corda... São muitas as formas de brincar e se divertir ao redor do mundo. Esse livro junta várias brincadeiras infantis em uma só história, explorando semelhanças, diferenças e aquilo que une a todos: o prazer da diversão e da imaginação. Um livro perfeito para pequenos leitores em alfabetização.
Se você não consegue ver, será que não existe? E se você quase consegue ver, será que existe, mas é invisível? Neste livro, Manuel Filho e Ana Matsusaki brincam com o texto e imagem para explorar as aventuras de um homem que está quase sempre lá. Num jogo divertido de esconde-esconde entre o protagonista e os leitores, os autores falam da complexidades de se fazer amigos em um mundo onde se tem pressa para chegar e mais pressa ainda para sair. Será necessário ser muito rápido se quiser dizer oi
Há limite para a imaginação? E, se existir, o que pode acontecer caso seja ultrapassado? O Elefante e a Bolinha de Sabão é uma história que propõe o encontro com um viajante muito curioso que vem de um lugar desconhecido. E, em razão de tantos vestígios encontrados em seu meio de transporte, o leitor irá se encantar com os souvenirs que acompanham o, embora pesado, delicado protagonista desta aventura.
Uma grande amizade pode se espalhar por todo o universo. É isso o que Mônica e Menino Maluquinho irão descobrir nesta incrível aventura. Basta fazer a contagem regressiva 5, 4, 3, 2, 1 para que tudo comece! E, claro, uma viagem tão emocionante pelo espaço sideral, na companhia do Astronauta, não seria completa se eles não estivessem com alguns de seus melhores amigos: Bocão e Chico Bento. Além de enfrentar o desconhecido, e viajar por lugares onde nenhum outro ser humano jamais esteve.
A Mônica e o Menino Maluquinho encontram em suas barras de chocolate os desejados bilhetes dourados que dão direito a um prêmio incrível: visitar a Montanha Mágica! Os sortudos ainda podem convidar quatro amigos para viajar com eles e conhecer esse lugar fantástico! As duas turmas se encontram e vivem uma grande aventura, enfrentando perigos, fazendo grandes descobertas e selando uma amizade eterna. Mas a grande surpresa, como em todo bom livro, ficará mesmo para o final!
Aparecido nunca quis contar à família sobre seu passado. Abandonado pela mãe ainda bebê na roda da Santa Casa da Misericórdia, passou a vida enfrentando o preconceito sobre sua condição de “enjeitado”. Seu segredo, porém, ficou guardado por muitos anos e registrado em uma misteriosa carta, que resolveu dar de presente ao seu neto Ricardo no aniversário de 15 anos do garoto. A mesma carta que mudou a vida de Aparecido iria, com a ajuda de seu neto, transformar o destino de toda a família.
Murilo um dia vai à Cidade da Criança, em São Bernardo do Campo (SP), e vê um menino rodeado por uma pequena multidão, abraçando e cumprimentando todos: é o prefeitinho do parque. Desde então ele sonha em ser prefeitinho também – assim teria passe livre para brincar à vontade! E não é que seu sonho pode se tornar realidade?
Família, raízes, luto, paixão e pertencimento são temas que guiam a jornada de Mariana, com quase quinze anos, logo após a morte de seu pai. A adolescente decide resgatar a sua história e aproximar-se dos irmãos paternos. Neste percurso, vive aventuras inesperadas, conhece lugares e pessoas… uma viagem tanto para fora quanto para dentro. Mariana se dá conta de que está abandonando a infância e reflete que “ser adulto é uma lição de humildade”. Uma sensível história, repleta de revelações.
Antigamente, naquela época em que não havia TV, videogame ou internet para preencher as noites vazias com entretenimento para toda a família, era nas histórias contadas e ouvidas que residia o prazer em estar com os outros, partilhar emoções e fazer parte de uma mesma sociedade. Nesta inspirada coletânea de lendas brasileiras, Manuel Filho nos convida para uma jornada em que são necessárias uma pitada de coragem e mais outra de curiosidade.
Os pais de Hans vieram da Alemanha para montar uma ONG em Manaus, capital do Amazonas, para ensinar música para crianças e jovens. Durante sua adaptação ao novo país, o garoto irá se deparar com uma cultura bem diferente da sua e ficará encantado com a biodiversidade da vida na floresta. No entanto, chamará sua atenção o fato de que diversas espécies de animais estão correndo o risco de extinção. Com a ajuda de seus amigos, Hans vai descobrir que há muito a ser feito para preservar a Amazônia.
Maria percebeu, de repente, que as coisas nem sempre precisavam ser do mesmo jeito e que mudar algumas coisas de vez em quando pode trazer efeitos fantásticos para o nosso dia a dia. Esse livro apresenta de modo bastante criativo o cotidiano de Maria e suas tentativas (às vezes malucas) de mudar as coisas para melhor. Uma reflexão sobre mudança, respeito às diferenças e de perseverança são as principais mensagens desse livro colorido e muito divertido.
Sim, Os Diários Ainda Existem. E mesmo fazendo o que toda adolescente de sua idade faz – usar celular, Face e WhatsApp, se encontrar com os amigos, fazer os trabalhos da escola –, Laís ainda reserva um tempo do seu dia para escrever em seu caderno-diário sobre os perrengues que passa e suas alegrias. Às vezes precisamos silenciar o mundo lá fora e nos concentrar em nós mesmos.
O premiado autor Manuel Filho nos apresenta sua mais nova e empolgante aventura. Uma história cheia de mistérios que unirá uma jovem lancha, um experiente submarino e uma curiosa gaivota em uma jornada pelo Cemitério de Navios. Repleto de ação e de personagens incríveis, este livro convida o leitor a embarcar em uma deliciosa leitura e a descobrir que amizade e confiança nem sempre andam juntas.
Afonsinho estava muito feliz por conquistar o primeiro emprego de sua vida. Ganhar o próprio dinheiro, ajudar nas despesas de casa, ter mais responsabilidades. Tudo isso lhe parecia muito bom para um jovem na sua idade. Ficava ainda mais curioso cada vez que atravessava a porta do edifício em que trabalhava, o “Ouro para o bem de São Paulo”. Manuel Filho conduz o leitor a uma viagem misteriosa e emocionante sobre uma época muito importante da História de São Paulo e do país: a Revolução de 32.